Dissertação de Mestrado
Água, Arte e Consciência no Secúlo XXI
O papel da Tecnologia no Fluxo da Natureza
A arte deve ser a catalisadora e o acelerador da nossa capacidade humana de sentir, pensar e actuar, porque o acto 'pulsional' entre o quotidiano, a arte e vida, na verdade não tem intermediários.
É um fluir constante.
A água suscitou a curiosidade, a sensibilidade e a criatividade da humanidade desde a sua origem. O século XX marca um ponto de inflexão importante com a exploração de novas estruturas da realidade que substituem a percepção mecânica, divisória e previsível do mundo, por outras, onde o fluxo, a interligação complexa, muitas vezes ainda indecifrável e em grande parte imprevisível, constituem novos paradigmas do conhecimento e da realidade.
Novos sistemas de pensamento têm atraído o nosso olhar para a matéria, para a informação, para a percepção das sociedades, dos recurso naturais e do próprio conhecimento. A água como matéria sobrevive e acopla todos estes conceitos, profetizando ainda outros por descobrir.
Todo o trabalho desenvolvido em torno do projecto O homem que queria ser água, deu origem a uma Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação | Especialização em Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A sua defesa realizou-se no dia 9 de Maio de 2014 e o grau de Mestre foi atribuído com dezassete valores.
Pode ler o Abstract da dissertação, aqui.
Se tiver interesse em ler todo o trabalho, por favor entre em contacto.
Pode ainda consultar uma experiência realizada para a dissertação: Memória da Água, baseada no trabalho desenvolvido pelo Masaru Emoto.
Consciente que esta investigação poderia ter sido mais aprofundada, seguir caminhos propostos, e validar conteúdos pouco explorados, no intuito de esclarecer questões levantadas e criar ainda outras novas. Pretende-se continuar a investigação num possível Doutoramento Académico se se reunirem as condições necessárias: obtenção de algum tipo de bolsa (social, institucional ou empresarial).
A água merece e desafia...
Documentário Vídeo
Curta - Metragem
...fora de qualquer metáfora, é necessária a união de uma actividade sonhadora e de uma actividade ideativa para produzir uma obra poética. A arte é natureza enxertada.
Ainda numa fase embrionária, sonha-se na realização um documentário vídeo baseado na dissertação: Água, Arte e Consciência no Século XXI | O papel da tecnologia no fluxo da natureza.
Como a dissertação, o documentário oscilaria entre os seguintes conteúdos, numa visão holística da água.
# Água, Matéria Cultural | Elemento, Sonho e Simbologia
# Memória da Água | Método Ciêntifico, Fluxo e Flowforms
# Tecnologias da Água | Visão Científica e Videojogos
# Arte, Ciência e Consciência.
Informações, comentários, pensamentos e observações, por favor, contactar.
A sua opinião é importante!